Durante o regime especial é importante que algumas medidas sejam
adotadas para o sucesso do programa. Para os anos iniciais do ensino
fundamental são propostas atividades digitais, quando
possível, como as utilizadas em portais e sites educacionais gratuitos,
que contribuem para as aprendizagens relacionadas ao currículo escolar,
com foco no desenvolvimento da alfabetização, da leitura, da escrita e
dos conhecimentos matemáticos.
O secretário adjunto pedagógico, Raimundo Barradas, explica que o regime
especial de aulas não presenciais surgiu mediante determinação do
governador Wilson Lima à Secretaria de Estado de Educação e Desporto,
para que diante do cenário de suspensão das aulas presenciais fossem
criadas estratégias de continuidade do ano letivo de modo a amenizar os
prejuízos educacionais em virtude da pandemia COVID-19.
A partir das análises de expertises e fragilidades, surgiu o Aula em
Casa. “Acreditamos que essa iniciativa traz muitos aspectos positivos,
pois garante que os estudantes mantenham a rotina de estudo, permite a
participação mais efetiva das famílias no processo de escolarização e
desafia a rede estadual de ensino, com o apoio de todos aqueles que
operacionalizam a educação pública estadual, a propor alternativas
educacionais inovadoras”, ressalta o secretário.
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