sábado, 16 de outubro de 2021

ALUNOS DA REDE ESTADUAL LANÇAM LIVRO “PANDEMIA: ANTOLOGIA POÉTICA DE UMA QUARENTENA”


 

A pandemia da Covid-19 resultou em mudanças na realidade de diversos setores da sociedade, e na Educação não foi diferente. Seja com o ensino remoto ou, posteriormente, com a adoção do modelo híbrido, alunos e professores de todo o mundo precisaram se adequar a novas jornadas e medidas para que fosse possível dar continuidade ao ano letivo de forma segura. 



Foi nesse período de adaptação, que no fim deste mês completa um ano, que estudantes da Escola Estadual (EE) Wilma Vitoriano Geber se inspiraram para produzir o livro “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena”, da Filos Editora e que pode ser adquirido no Clube dos Autores, no link https://clubedeautores.com.br/livro/pandemia-4

 


Organizada por Marcelo Santos da Silva, professor de Língua Portuguesa e Matemática na unidade, a obra contou com textos de 16 alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e o auxílio da também professora Erilda Duarte. Segundo Marcelo, o objetivo do compilado foi desenvolver os hábitos de leitura e escrita nos estudantes e sensibilizá-los sobre o período atípico em que estamos vivendo.

 


“Buscamos explorar a temática ‘pandemia’ como foco principal na produção de textos autorais realizados pelos alunos. No período da quarentena, o projeto foi direcionado para o gênero textual de poemas, pois, mais do que trabalhar com palavras, a poesia estimula cada sentido, aguçando as percepções dos estudantes, bem como a forma que eles podem absorver a realidade”, afirmou o educador.

 

 

Pensando nesse cenário desafiador, Marcelo e os 16 alunos usaram os recursos tecnológicos disponíveis, como os aplicativos WhatsApp e Zoom Cloud Meetings, para que a produção do livro ocorresse de forma inteiramente remota. A ideia, de acordo com ele, foi abraçada tanto pelos estudantes quanto por suas famílias, que participaram diretamente durante todo esse processo.

 

 

“Após o interesse dos alunos e dos pais, marcamos uma videoconferência para a apresentação formal do projeto. (…) A partir de então, professores passaram a compartilhar vídeos instrutivos e aulas on-line sobre o gênero literário escolhido, além de agendar aulas de reforço voltadas à prática de versos, rimas e declamação de poemas”, acrescentou o professor.

 


Ainda se utilizando do aplicativo de mensagens, foi criado um grupo específico para estudantes que participariam da obra. Lá, foram apresentados subtemas (reportagens que mais se destacaram durante a quarentena) para designar pesquisas e tarefas para os alunos.

 

 

“Ao passo que os estudantes avançavam em suas produções, professores acompanhavam de perto a construção de cada capítulo, proporcionando correções e revisões remotas com cada aluno escritor. Seguindo a programação, cada professor se encarregou de compartilhar o poema pronto, publicando-o nas redes sociais e no blog da turma http://estudandoepesquisando.blogspot.com/ para que todos pudessem ter a oportunidade de acompanhar o progresso, por meio de ações coletivas”, revelou Marcelo.

 

 

A aluna Maysa Oliveira, do 5º ano, contou que se sentiu importante ao participar do projeto. “Foi interessante para que os estudantes saíssem da rotina diária e entrassem em uma atividade diferente, onde tudo foi feito por meio do WhatsApp e videochamadas. Conseguimos, juntos, construir os capítulos do livro, os quais mandávamos aos professores para que eles corrigissem”, destacou Maysa.

 

 

Também integrante do time de mini-autores, a jovem Ana Cecília, igualmente do 5º ano, ressaltou o longo período em que o grupo trabalhou na obra. “Tudo começou em maio de 2020, quando o professor Marcelo teve a ideia de criar o livro. Ele me convidou, comunicou os meus pais e eu prontamente aceitei. (…) Foi um projeto muito importante para todos nós, pois ajudou bastante na nossa escrita e leitura”, frisou Ana.

Conforme Marcelo, ainda, o resultado comprova que atividades remotas podem, sim, ser incorporadas como um formato de aprendizagem colaborativa para os alunos. “A construção desse livro adotou uma postura agregadora de conhecimento, que amplia o olhar dos professores sobre as possibilidades pedagógicas e contribui para o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que a tecnologia seja uma forte aliada para o aprendizado”, concluiu.

 

 

Alunos – Além de Maysa e Ana Cecília, participaram da obra os estudantes: Caio Macena, Cauã Crispim, Diego Vieira, Glenda Thais, Izabella Araújo, João Emanoel, José Gabriel, Juan Carlos, Juliany Mitouzo, Fernando Emanuel, Lucas Emanuel, Pedro Theisson, Sarah Isabella e Yasmin Pacheco.

 

 

Workshop – No final de 2020, o projeto “Pandemia: Antologia Poética de Uma Quarentena” participou de um workshop que reuniu as principais atividades pedagógicas realizadas, durante a pandemia, pelas escolas que integram a Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6) – da qual a EE Wilma Vitoriano Geber faz parte. Ao final do evento, o projeto foi escolhido como o grande vencedor entre outros 32 apresentados. Próximo passo é publicar o volume 2 com o tema "PANDEMIA: ANTOLOGIA POÉTICA DE UMA ESPERANÇA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário