Por meio deste trabalho escolar, professor(a) e alunos construirão um ambiente onde alguns produtos serão expostos à venda, como em um supermercado, a fim de mostrar aos alunos a importância de saber somar, subtrair, multiplicar e dividir números decimais. Essa atividade também pode ser usada para reforçar e/ou para ensinar essas operações, bem como para contextualizá-las.
ASSUNTO
·
Números
naturais e sistemas de numeração decimal (Contagem; escrita numérica e
operações)
·
Espaço
e forma
·
Grandezas
e medidas
REALIZAÇÃO DO TRABALHO (4 etapas)
·
1ª
ETAPA – levantamento de pesquisa. Em
um primeiro momento, os alunos terão que reunir embalagens de produtos de supermercado,
de várias categorias (Alimentos, bebidas, carnes, frios, frutas, legumes,
verduras, higiene, limpeza, padaria, livraria, etc.). É importante que elas
estejam vazias e bem conservadas para manter a organização na sala de aula. Nessa
etapa, os alunos fazem um levantamento de mercado (uma pesquisa) dos preços dos
produtos que estão sendo usados (cobrados) em diferentes estabelecimentos. Esse
levantamento pode transformar-se em tabelas e
gráficos, ou listados em uma folha de papel almaço.
Esse levantamento deve ser entregue para o professor (a) na sala de aula.
·
2ª
ETAPA – Lista de produtos e preços. Depois de realizar o levantamento,
os alunos levam para a sala de aula, as embalagens pesquisadas com seus
referidos preços. Nessa etapa, os alunos trazem também as tabelas e
gráficos produzidos, ou a lista com produtos e preços
pesquisados em uma folha de papel almaço. Nesse momento, o professor (a)
organizará e construirá em sala juntos com os alunos, uma lista oficial de
produtos e preços que será usada na pesquisa de campo.
·
3ª
ETAPA – Pesquisa de campo. Com base na lista de produtos e preços construída em sala de aula, professor (a) a alunos
realizam um pesquisa de mercado em um estabelecimento comercial de grande porte
localizado na quadra da própria escola.
·
4ª
ETAPA – Supermercado na escola. (Essa etapa será dividida em dois momentos)
MOMENTO 1 – Montando o supermercado. O professor deverá instruir os
alunos a “construir” o supermercado
expondo os produtos escolhidos com a devida organização, separando os materiais
por categorias e colocando produtos semelhantes próximos e produtos com maior
interesse de venda em posições mais favoráveis para isso etc. Nessa etapa, professor
e alunos podem pensar em técnicas de marketing e vendas para enriquecer a atividade.
Além disso, é interessante que os alunos trabalhem em grupos
e que cada grupo escolha os produtos e seus preços por conta própria. Para
tanto, a pesquisa de mercado e as técnicas estudadas podem ser úteis.
MOMENTO 2 – Compra e venda de produtos. Nessa
etapa os alunos “abrirão o supermercado”. O professor pode separar a sala por estandes,
onde cada grupo assumirá a postura de consumidor por vez, enquanto os demais
estarão atuando como vendedores. Cada integrante do grupo consumidor, estará
com a lista de preços e produtos de compras, uma meta e uma quantia de dinheiro
que poderá ser gasto. Os alunos terão liberdade para comprar em qualquer
estande e de gastar mais ou menos do que a meta que lhes foi sugerida. Essa
atividade poderá introduzir os números negativos no futuro e poderá levantar
discussões a respeito de crédito e débito.
Ficará a cargo dos alunos fazer as
somas dos valores dos produtos, planejar as próximas compras para conseguir
adquirir tudo que está em sua lista sem ultrapassar o limite de gastos,
calcular trocos etc. Para tanto, é bom que cada estande possua uma calculadora, que poderá ser
utilizada, de preferência, somente para conferir cálculos em caso de dúvidas.
Com relação às listas de compras, é interessante impor metas iguais de gastos
para os alunos e propor a compra de produtos e/ou quantidades diferentes. Isso
trará concorrência e diversificação de preços entre os estandes, além de tornar
a atividade mais interessante.
OBJETIVOS DO TRABALHO
Ao final do trabalho escolar, o aluno
deverá ser capaz de:
·
Desenvolver
confiança em sua própria forma de pensar matematicamente.
·
Vivenciar
situações de compra e venda utilizando o dinheiro.
·
Resolver
problemas de adição e subtração por meio de estratégias pessoais de cálculo.
·
Perceber
a organização dos produtos no supermercado segundo os critérios. estabelecidos
convencionalmente.
·
Reconhecer
os preços dos produtos comprados no supermercado.
DISCUSSÃO DAS ATIVIDADES E AVALIAÇÃO
Finalizadas as compras, os alunos voltam aos seus grupos de origem
e apresentam suas aquisições, o total gasto, seu troco ou dívida e as contas
que foram feitas. Adição e subtração deverão ser feitas com frequência. Caso
haja produtos repetidos nas listas de compras, exija que os alunos apresentem
multiplicações, se for possível, para calculá-las. A avaliação poderá ser feita
com base no comprometimento, engajamento, participação, comportamento,
registros das operações feitas e também no levantamento de preços e produtos feitos
anteriormente.
CRITÉRIO AVALIATIVO
·
Organização
·
Criatividade
·
Participação
·
Pesquisa
VALOR
DO TRABALHO (10,00 pontos)
·
1ª
ETAPA – levantamento de pesquisa. (2,0
pontos)
·
2ª
ETAPA – Lista de produtos e preços. (1,0 pontos)
·
3ª
ETAPA – Pesquisa de campo. (3,0 pontos)
·
4ª
ETAPA – Supermercado na escola. (4,0 pontos)
Oi professor Marcelo
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