sexta-feira, 26 de maio de 2023

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA - SUPERMERCADO NA ESCOLA | 5° ANO

 

Por meio deste trabalho interdisciplinar, professor e alunos construirão um ambiente onde alguns produtos serão expostos à venda, como em um supermercado, a fim de mostrar aos alunos a importância de saber somar, subtrair, multiplicar, dividir e ao mesmo tempo trabalhar a leitura, comunicação e oralidade.

 

TRABALHO EM GRUPO

  • Os alunos serão divididos em 5 equipes. Cada equipe trabalhará para criar seu próprio supermercado fictício. As equipes precisarão escolher uma cor padrão, nome para o supermercado e pensar em quais produtos vão vender.

        G1 (Fila 1)

        G2 (Fila 2)

        G3 (Fila 3)        

        G4 (Fila 4)

        G5 (Fila 5)     

Cada equipe será composta por 1 GERENTE, 1 ENCARREGADO DE MARKETING, 1 OPERADOR DE CAIXA, 1 ENCARREGADO DE ESTOQUE E  COLABORADORES.


 

LOCAL E PERÍODO DA PRODUÇÃO

  • O trabalho será realizado na sala de aula no período de 29/05 a 28/06/23
 
AS DATAS DE CADA ETAPA DESTE TRABALHO SERÃO DEVIDAMENTE COMUNICADAS NA AGENDA DO ALUNO EM SALA DE AULA!

 

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

  • Pesquisa aprofundada do tema 
  • Capricho
  • Organização
  • Criatividade
  • Participação e envolvimento
O trabalho será em equipe, entretanto caso o professor perceba que algum aluno (de forma individual) não segue a ordem do grupo e venha a atrapalhar seus colegas que estiverem se esforçando, ESTE ALUNO TERÁ SUA NOTA COMPUTADA DE FORMA INDIVIDUAL (PARA NÃO PREJUDICAR OS DEMAIS COLEGAS) NO MOMENTO EM QUE O PROFESSOR ENTENDER SER NECESSÁRIO.
 

VALOR DO TRABALHO: 10,00

  • 1ª ETAPA Levantamento de pesquisa + 1 caixa de papelão vazia. (1,0 pontos)
  • 2ª ETAPA Lista de produtos e preços. (1,0 pontos)
  • 3ª ETAPA Pesquisa de Campo. (3,0 pontos)
  • 4ª ETAPA Supermercado na Escola. (5,0 pontos)

 

REALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

1ª ETAPA

  • Levantamento de pesquisa + 1 caixa de papelão vazia. Em um primeiro momento, os alunos terão que reunir embalagens de produtos de supermercado, de várias categorias (Alimentos, bebidas, carnes, frios, frutas, legumes, verduras, higiene, limpeza, padaria, livraria, etc.) e armazenar dentro do depósito da equipe que será uma caixa de papelão. 
 
  • É importante que elas estejam vazias e bem conservadas para manter a organização na sala de aula. Nessa etapa, os alunos fazem um levantamento de mercado (uma pesquisa) dos preços dos produtos que estão sendo usados (cobrados) em diferentes estabelecimentos. Esse levantamento pode transformar-se em tabelas e gráficos ou listados em uma folha de papel almaço. Esta etapa durará até o dia em que o supermercado for inaugurado para o público, entretanto a caixa de papelão deverá ser entregue pela equipe assim que os trabalhos forem iniciados.


2ª ETAPA

  • Lista de produtos e preços. O professor pedirá como "uma tarefa de casa" que os alunos pesquisem e depois construam uma lista  de produtos com seus referidos preços. No dia seguinte o professor (a) organizará e construirá em sala de aula juntos com os alunos, uma lista oficial de produtos e preços que será usada na pesquisa de campo.

 

3ª ETAPA

  • Pesquisa de campo. Com base na lista de produtos e preços construída em sala de aula, professor (a) e alunos realizarão uma pesquisa de campo em um estabelecimento comercial de grande porte localizado na quadra da própria escola.

 

4ª ETAPA

  • Supermercado na escola. O professor instruirá os alunos a “construirem” o  supermercado expondo os produtos escolhidos com a devida organização, separando os materiais por categorias e colocando produtos semelhantes próximos e produtos com maior interesse de venda em posições mais favoráveis para isso etc. 
  • Nessa etapa, professor e alunos podem pensar em técnicas de marketing e vendas para enriquecer a atividade. Além disso, é interessante que os alunos trabalhem em grupos e que cada grupo escolha os produtos e seus preços por conta própria. Para tanto, a pesquisa de mercado e as técnicas estudadas podem ser úteis. Neste dia, a compra e venda de produtos será orientada pelos professores.
 

 

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário