No início da primeira unidade do livro trabalhado, alunos do 4º ano da E.E. Wilma Vitoriano criam fábulas autorais como instrumento avaliativo da disciplina de Língua Portuguesa. Esta é a primeira produção textual oficial do ano, de modo que é importante o desenvolvimento de estratégias coletivas anteriores à produção. Inicialmente o professor trabalhou com os alunos pilares como "finalidade", "linguagem" e "estrutura" do gênero textual por meio de uma abordagem teórica em sala e consequentemente uma pesquisa escolar para que os alunos enriquecessem seus conhecimentos sobre o gênero da fábula. (BNCC-EF35LP07)
Ao final do processo os alunos foram ajudados a:
- Reconhecer o gênero fábula.
- Ler e interpretar fábula em prosa e verso.
- Identificar os elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço, e narrador.
- Produzir desfecho para fábula (em prosa e verso)
- Estudar parágrafo e organização do texto
- Estudar pontuação, entonação e expressividade nos textos.
- Participar de atividades orais.
Sarah, Juliany, Cauã e Juan apresentam suas fábulas autorais
Nenhum comentário:
Postar um comentário