segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

DIFERENÇA ENTRE LEITURA DINÂMICA E CONVENCIONAL | Métodos de leitura - Ep.2



A leitura é um processo que consiste, em primeiro lugar na movimentação dos olhos percorrendo as palavras, que em seguida são fotografadas e transformadas em imagens para depois serem traduzidas em idéias pela mente. Quando você inicia uma leitura pelo processo convencional, ou seja sílaba por sílaba como são pronunciadas, você consegue no máximo ler na velocidade da fala. Desse modo, o tempo de leitura é prejudicado pelas paradas provocadas para a compreensão de cada sílaba.

Nosso cérebro consegue identificar palavras ou frases em velocidades bem maiores do que somos capazes de pronunciá-las. Veja nos exemplos abaixo:

👉 SE/ EU/ A/PREN/DER/ A/ LER/ MAIS/ RA/PI/DA/MEN/TE

Perceba que você teve 13 pontos de parada, e conseqüentemente 12 saltos de olho gastando em média 0,25 segundos para compreender cada sílaba, e 0,025 segundos para cada deslocamento de olho. No total esta frase será lida em 3,55 segs.

Você pode ler esta mesma frase do seguinte modo:

👉 SE EU APRENDER/ A LER MAIS/ RAPIDAMENTE

Desse modo, só existem 3 paradas de fixação e 2 deslocamentos. Logo, ganha-se tempo e conseqüentemente velocidade.

📚 DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS TIPOS DE LEITURA 

1. Os leitores lentos captam uma ou algumas sílabas por fixação. O leitor dinâmico capta duas, três ou mais com uma fixação. Este, portanto, diminui consideravelmente a quantidade dos pontos de fixação.
2. Em função do item anterior, concluímos que o leitor lento, ao contrário do dinâmico, detém-se com muita freqüência.
3. O leitor dinâmico consome menos tempo em cada pausa.
4. O leitor dinâmico pode efetuar saltos de olho e movimentos de retorno com uma velocidade bem maior do que o convencional.
5. O leitor lento se desconcentra-se com facilidade e lê de forma passiva. O dinâmico é concentrado e crítico.
6. O leitor lento lê em voz alta ou repete mentalmente o material lido. O dinâmico incorpora diretamente a informação sem utilizar nenhuma forma de repetição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário