terça-feira, 28 de março de 2017

Simulado de aprendizagem de Português

SIMULADO DE PORTUGUÊS
Procedimentos de leitura e Relação entre textos


D4 – Inferir uma informação implícita em um texto

Este descritor requer do leitor uma capacidade de construir a informação que está subjacente ao texto, partindo do contexto e das pistas linguísticas que o texto oferece.

D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

Este é um descritor em nível macrotextual que visa à identificação do gênero do texto, como também ao reconhecimento de sua finalidade, seu propósito comunicativo.

D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar a informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Neste descritor, a palavra-chave é a intertextualidade. Está inscrita na concepção do descritor a relação de interação que se estabelece entre os interlocutores. Isto pressupõe entender de que forma o texto é produzido e como ele é recebido.


QUESTÃO 01 

Observe a imagem


Oscar está escondido embaixo da mesa porque:

A) está triste, pois seu computador está quebrado.
B) está vestido de maneira inadequada para cumprimentar Berenice.
C) está com receio que ambos lhe solicitem aumento de salário.
D) está com raiva do funcionário que lhe pediu aumento de salário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário