quinta-feira, 9 de junho de 2016

Poema campeão da última edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Poema Campeão da última edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.


ESCREVENDO O FUTURO


Aluno: Érick Rodolfo Monteiro
Professora: Beatriz Bernades Leite
Poema: Coração de dançador
Escola: Escola Municipal Nilda Margon Vaz
Município/Estado: Catalão (GO) 


Mês de outubro em minha terra…
Vem vindo o vento vilão
A pipa dança no céu,
No meu peito, o coração.


Êh bailarino inquieto,
Não sossega aqui dentro
Contagia o meu corpo
Viaja o meu pensamento


Já posso ouvir as batidas
Apita o capitão.
Sou menino dançador,
Sou vento, saio do chão.


Ipê-roxo, rosa, branco
Vem colorir e encantar!
Quero usar suas cores
Para o meu terno enfeitar!
Vou até laçar estrelas
Pra dar a luz ao meu passar!
É a festa da Congada
Alegrando o meu lugar!


Bate o pé, Catupê !
Moçambique, Vilão!
Vem fazer arco-íris
Nas ruas de Catalão!


Retum-tumba, tambor!
Treme
Troça
Toca a toada
Tagarela com os pés do dançador!


Meu coração de menino
Tremula feito um tambor
Quer fazer dança
Quer fazer festa
Quer seguir esse clamor!


Sobe morro, desce morro,
Serpenteia lá na feira,
Quero ganhar beijo doce
De moça namoradeira!


Quero saudar com sorriso
A minha gente festeira!
E ser feliz nessa dança
Durante a vida inteira!



Nenhum comentário:

Postar um comentário