5º ANO: VESPERTINO
PROFESSORES: MARCELO E MARINALVA
ESTUDO DO MEIO
Pesquisa de campo a ser realizada no Zoológico CIGS
ATIVIDADE PEDAGÓGICA VALENDO NOTA
O estudo do meio valera nota para todas as matérias do 2º BIMESTRE
DATA PREVISTA
22/06/2016
PONTO DE PARTIDA
E. E. Wilma Vitoriano Geber
HORÁRIO PREVISTO DE SAÍDA E RETORNO
Saída prevista: 13:00
Retorno previsto: 17:15
VESTIMENTA
Camisa da escola e calça jeans
OBJETIVOS
Possibilitar o desenvolvimento integral
dos alunos considerando os seus conhecimentos, garantir sua ampliação e
aquisição de novos conhecimentos e dessa forma cumprir a finalidade
básica do Ensino Fundamental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver o universo cultural e social do aluno permitindo-lhe refletir e observar os animais.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita através das observações.
- Proporcionar o conhecimento de novos animais.
- Respeitar as regras de parques públicos.
- Conhecer alguns tipos de animais, a representação do seu habitat e sua alimentação.
- Conscientizar as crianças da importância dos recursos naturais e sua conservação.
- Conscientizar a necessidade de manter os locais limpos e em conservação.
- Ampliação dos conhecimentos sobre os animais dentro do contexto Amazônico.
- Oferecer oportunidades para as crianças desenvolverem auto-estima, respeito, solidariedade, responsabilidade e a amizade.
DIFERENÇA ENTRE PASSEIO ESCOLAR E ESTUDO DO MEIO
Antigamente, levar os alunos
a museus, zoológicos e indústrias era considerado passeio escolar. Hoje, o nome
correto é estudo do meio. Mas, afinal, qual a diferença? “Passeio é para lazer,
recreação. O estudo do meio está inserido na aprendizagem, é uma forma de
ampliar o conhecimento
No estudo do meio, os alunos serão
divididos em grupos, cada equipe ficará
com um assunto a ser analisado/
pesquisado de forma que futuramente possam apresentar as informações aos
outros colegas em um segundo momento.
EQUIPE 01: COR VERMELHA
ASSUNTO DE PESQUISA: HABITAT E ALIMENTO
DOS ANIMAIS
OBJETIVO: Observar o modo de vida, alimentação e características dos
diferentes animais.
QUESTIONAMENTOS: - Como vivem?
- Como se alimentam?
- Quais as
características?
ASSUNTO DE PESQUISA: ABRIGO DOS ANIMAIS
OBJETIVO: Observar os locais reservados para a sobrevivência dos
animais dentro do zoológico.
QUESTIONAMENTOS: - É adequado?
- Quais os aspectos positivos?
- Quais os aspectos negativos?
ASSUNTO DE PESQUISA: RESPEITO AOS ANIMAIS
OBJETIVO: Observar a importância da preservação
do meio ambiente e do respeito à natureza e às formas de vida.
QUESTIONAMENTOS: - O animal está sendo respeitado?
- Quais os aspectos positivos?
- Quais os aspectos negativos?
EQUIPE 04: COR AZUL
ASSUNTO DE PESQUISA: ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO
OBJETIVO: Observar quais animais correm o risco de terem sua espécie extinta.
QUESTIONAMENTOS: - Existe dentro do Zoológico, animais em risco?
- Quais os cuidados do Zoológico para com os animais?
ATENÇÃO!!!
- Ao final da visita, todos devem ter condições de comentar sobre os assuntos propostos pelo professor em sala de aula.
- · Durante a pesquisa de campo, procurar registrar com fotografias todo o percurso, fazendo pausa e pontuando aspectos importantes quando achar necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário